SD-WAN - WAN Definida por Software

Silver Peak SD-WAN

mudando para um primeiro modelo de rede comercial

Silver Peak – Um primeiro modelo de rede comercial é uma abordagem de cima para baixo.

É aquele em que a rede está em conformidade com os negócios, em contraste com a abordagem centrada no roteador herdada, em que os aplicativos e os negócios  devem estar em conformidade com as restrições impostas pela rede.

Quaisquer alterações que surjam ao adicionar um novo aplicativo ou alterar uma política de segurança ou QoS, exigem mais uma vez tocar manualmente em todos os roteadores em todas as filiais da rede. 

A reprogramação é demorada e requer a utilização de uma interface de linha de comando (CLI) complexa e complexa.

Com um modelo de rede em primeiro lugar nos negócios, a TI orquestra centralmente a QoS e as políticas de segurança para grupos de aplicativos com base na intenção dos negócios.

A configuração é programada automaticamente para centenas ou milhares de locais na rede.

Por meio do monitoramento em tempo real de aplicativos e serviços de WAN. Uma rede orientada a negócios “aprende” automaticamente todas as alterações nas condições da rede que possam afetar o desempenho do aplicativo.

Primeiro modelo de rede comercial vs. SD-WAN básica

Um SD-WAN orientado a negócios segue os princípios do modelo de rede de cima para baixo

Principais diferenças

Unificação holística de todas as funções de borda da WAN.

A borda da WAN consiste em vários serviços e funções de rede, incluindo roteamento, otimização da WAN, diversos serviços de segurança, conectividade com servidores DNS, monitoramento de desempenho de aplicativos e redes, balanceamento de carga e muito mais.

Segmentação de ponta a ponta

Embora as SD-WANs básicas forneçam o equivalente a um serviço VPN, uma SD-WAN orientada a negócios fornece recursos de segurança de ponta a ponta mais abrangentes.

Auto-aprendizagem contínua.

Uma solução SD-WAN básica direciona o tráfego de acordo com regras predefinidas, geralmente programadas por modelos.

Um SD-WAN orientado aos negócios monitora e aprende continuamente o estado da rede para oferecer o desempenho ideal do aplicativo, mesmo quando ocorrem alterações, congestionamentos ou prejuízos na rede.

Da mesma forma um SD-WAN de auto-aprendizado não apenas detecta uma deterioração de recursos ou uma interrupção, mas corrige automaticamente para manter o tráfego fluindo

Acesso direto à Internet para aplicativos em nuvem.

Muitas SD-WANs básicas fornecem alguns recursos de classificação de aplicativos com base em definições fixas e ACLs com script manual para enviar tráfego SaaS e IaaS diretamente pela Internet.

Já Um SD-WAN orientado aos negócios deve acompanhar o ritmo, adaptando-se continuamente a essas alterações, fazendo isso com a definição diária de aplicativos e atualizações de endereço IP.

Qualidade consistente da experiência.

Um dos principais benefícios de uma solução SD-WAN é a capacidade de usar ativamente várias formas de transporte WAN.

Portanto um SD-WAN orientado para negócios monitora e gerencia de maneira mais inteligente os serviços de transporte.

Ele tem a capacidade de superar os problemas de perda de pacotes, latência e instabilidade para oferecer os mais altos níveis de desempenho de aplicativos e Qualidade de Experiência aos usuários.

Orquestração e automação do ciclo de vida

A maioria das ofertas básicas de SD-WAN fornece algum nível de provisionamento com toque zero.

Quando a empresa implanta um novo aplicativo ou quando é necessária uma alteração na QoS ou na política de segurança. Um modelo de rede comercial primeiro configura assim como implementa centralmente as alterações necessárias na WAN em poucas horas, em vez de semanas ou meses.

Silver Peak EdgeConnect SD-WAN

Com mais de 1.000 implantações de produção

silver peak

A plataforma permite que os clientes construam uma vantagem unificada da WAN orientada aos negócios, que ofereça a mais alta qualidade de experiência bem como se adapte continuamente às mudanças nas necessidades de negócios e nas condições da rede.

SD-WAN orientada para negócios

Ao implantar a plataforma de borda EdgeConnect SD-WAN, o desempenho, a segurança bem como o roteamento dos aplicativos são determinados pelas políticas comerciais de cima para baixo, e não pelas restrições tecnológicas de baixo para cima.

A intenção dos negócios determina a QoS do aplicativo assim como as políticas de segurança.

A intenção comercial igualmente orienta a maneira como os recursos de rede são aplicados para corresponder à criticidade comercial de todos os aplicativos.

Adaptação Contínua

Com os avanços no aprendizado de máquina, a Silver Peak está indo além da automação e dos modelos para permitir que os clientes construam uma rede de área ampla autônoma que fica mais inteligente a cada dia.

Plataforma Unificada

A plataforma de borda EdgeConnect SD-WAN foi projetada desde o início como um sistema único. 

Ele unifica SD-WAN, firewall, segmentação, roteamento, otimização de WAN assim como visibilidade e controle de aplicativos em uma única plataforma.

Orquestração centralizada

A base da plataforma de borda EdgeConnect SD-WAN é o Unity Orchestrator. 

O Orchestrator define centralmente as sobreposições de intenção de negócios que determinam como os aplicativos são entregues na WAN.

Links Recomendados

Série de Vídeos sobre SD-WAN da Silver Peak: Conferir Vídeos

Soluções de SD-WAN da Bravo Tecnologia: Ver Mais Soluções em SD-WAN