BLOG

Porque o Backup somente em nuvem não é uma boa ideia

Um bom número de clientes que já me questionou sobre backup em nuvem com objetivo de redução de custos e eu sempre dou a mesma resposta: as vezes, não é uma boa ideia.

Por exemplo, vamos imaginar o seguinte cenário: uma empresa média, com 500 usuários, que deseja um sistema de Backup rápido e confiável para os dados de seus Data Centers locais em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Visão de uma Empresa que optou por Backup em Nuvem

O inventário do site principal desta empresa em São Paulo é o seguinte:

  • 400 usuários com desktops e notebooks diversos
  • 2 servidores de Active Directory
  • 3 servidores de Arquivos: dois Windows e um Samba totalizando 1,9 Terabytes
  • 2 servidores de aplicações: um Sistema de Cotações e um Financeiro com 100 Gigabytes
  • 3 servidores de Bancos de Dados: dois SQL Server e um Oracle totalizando 200 Gigabytes
  • Link Internet dedicado com 20 Mbps com VPN para o Rio de Janeiro

Igualmente, no site do Rio de Janeiro, diversos recursos:

  • 100 usuários com desktops e notebooks diversos
  • 1 servidor de Active Directory
  • 1 servidor de Arquivos Windows totalizando 500 Gigabytes
  • Link Internet dedicado com 10 Mbps com VPN para São Paulo

E, por fim, em nuvem a empresa possui os seguintes serviços:

  • Office 365 apenas utilizando Exchange On Line para 500 caixas postais
  • Salesforce

Fizemos um levantamento e identificamos a princípio que a massa de dados que se altera em São Paulo varia de 50 a 150 Gigabytes por dia enquanto que no Rio é de apenas 5 Gigabytes. Nestes termos, vamos considerar a janela de Backup de 8 horas em dias de semana e 24 horas aos sábados e domingos.

Estimativa de tempo de Backup em Nuvem

O Backup dos dados em São Paulo com um total de 2,2 Terabytes é equivalente a 2.200.000 Megabytes ou seja 17.600.000 Megabits. Com uma banda de 20 Megabits por segundo para a Internet seriam necessários 880.000 segundos para o primeiro Backup, ou seja, 244 horas.

Supondo a Janela definida acima, precisaríamos de 19 dias corridos para que a tarefa inicial possa terminar, cuidando para pausar o Backup nos horários comerciais.

Logo depois do Backup inicial concluído devemos prosseguir com as mudanças que ocorreram neste interim: como se passaram 17 dias, as alterações poderiam chegar a 17 vezes 100 Gigabytes (considerando um valor médio entre 50 e 150 Gigabytes), ou seja 1,7 Terabytes que é praticamente igual ao volume inicial.

Conclusão

Desta forma podemos concluir que neste exemplo estaríamos atrasados sempre uns 17 dias na tarefa de manter os dados protegidos.

Ainda mais, o pior de tudo, imagine que você teve um desastre e precisa fazer o restore de todos os seus dados. Dizer que vai demorar pouco mais de 15 dias para fazer uma recuperação completa a partir da nuvem por causa de latência não vai deixar ninguém feliz em sua empresa.

Como tudo isto não é nem um pouco aceitável, podemos atestar que as soluções de Backup somente em nuvem são limitadas a clientes com menos dados e mais links apenas. Por outro lado, o caso deste cliente em questão que tem o oposto, ou seja, muitos dados e pouco link, vamos considerar então uma solução de Backup em Disco com Replicação em Nuvem da Barracuda Networks.

Mais Informações

Cloud Backup is a bad idea: https://www.novabackup.com/blog/why-cloud-backup-alone-is-not-enough

Soluções de Backup, Restore e Replicação da Bravo Tecnologia: https://bravotecnologia.com.br/solucoesbackup/

Gostou do artigo? Compartilhe: