Nutanix e VMware lutam pela liderança em participação de mercado de software HCI
O mercado mundial de software de infraestrutura hiperconvergente foi uma corrida de mão dupla entre a VMware e a Nutanix no primeiro trimestre de 2020. Aqui está quem levou para casa o ouro.
VMware, Nutanix, Cisco e HPE lideram cobrança de software
A VMware e a Nutanix possuem 70% do mercado mundial de software de infraestrutura hiperconvergente (HCI), enquanto os dois continuam lutando pela liderança em participação de mercado.
No primeiro trimestre de 2020, o mercado mundial hiperconvergente gerou US $1,98 bilhão em receita, um aumento de 8,3% ano a ano. Os sistemas hiperconvergentes assumiram o mercado de infraestrutura convergente com as vendas da HCI representando 51% do mercado, um total de US $3,9 bilhões em uma base global.
A IDC oferece duas maneiras de classificar os fornecedores de tecnologia no mercado de sistemas hiperconvergentes: pela marca da solução hiperconvergente e pelo proprietário do software que fornece os principais recursos hiperconvergentes. A IDC declara um empate estatístico no mercado quando há uma diferença de 1% ou menos na parcela da receita entre dois, ou mais fornecedores. Nesse caso, houve um empate estatístico em terceiro lugar na participação de mercado global entre a Cisco e a Hewlett Packard Enterprise.
Aqui estão os quatro principais fornecedores líderes de mercado quando se trata de fornecer o software hiperconvergente.
3.º (empatado). Cisco
Participação de mercado: 4,3%
Os sistemas hiperconvergentes que executam o software HCI da Cisco representaram US $85 milhões no total das vendas do primeiro trimestre, um aumento de 3,5% em relação aos US $82 milhões do mesmo trimestre do ano anterior. A gigante das redes de San Jose, na Califórnia, capturou 4,3% do mercado global de software hiperconvergente, um pouco abaixo dos 4,5% de participação ano a ano.
3.º (empatado). Hewlett Packard Enterprise
Participação de mercado: 5,1%
Os sistemas HCI que executam o software da Hewlett Packard Enterprise representaram US $102 milhões no trimestre, um aumento de 21% em relação ao ano anterior, comparado a US $84 milhões no primeiro trimestre de 2019. A HPE conseguiu capturar 5,1% de participação no mercado mundial de software hiperconvergente, ante 4,6% no ano de ações.
A HPE aumentou a aposta, preço / desempenho no mercado hiperconvergente, equipando as plataformas SimpliVity e Nimble Storage dHCI com os processadores EPYC Rome da AMD. As atualizações são direcionadas aos mercados de infraestrutura de desktop virtual (VDI), incluindo trabalho em casa e serviços médicos e de emergência, que tiveram um aumento significativo na demanda em meio à pandemia de coronavírus.
A linha de produtos HCI HyperFlex da Cisco inclui nós híbridos HyperFlex para cargas de trabalho de uso geral, nós all-flash HyperFlex e NVMe para cargas de trabalho de missão crítica, HyperFlex Edge para escritórios remotos, filiais e nós de computação HyperFlex. A Cisco lançou recentemente planos para adquirir o ThousandEyes, especialista em monitoramento de redes, por um preço de quase US $1 bilhão.
2.º Nutanix
Participação de mercado: 28,3%
A empresa sediada em San Jose, Califórnia, que começou a sair da indústria de hardware HCI há quase três anos, ganhou a medalha de prata em termos de compartilhamento global de software hiperconvergente. Os sistemas que executam softwares hiperconvergente Nutanix representaram US $562 milhões no primeiro trimestre, um aumento de 6,7% em comparação com US $526 milhões no primeiro trimestre de 2019. A Nutanix conseguiu conquistar 28,3% do mercado mundial de software HCI, um pouco abaixo dos 28,7% do ano de ações ao longo do ano.
O CEO da Nutanix, Dheeraj Pandey, disse que a pandemia de coronavírus está tornando muitos fornecedores de hardware de TI “irrelevantes”, pois muitas empresas aceleram seus projetos de transformação digital e buscam novas soluções em nuvem. “As empresas de hardware estão pensando em como ajudarão nessa transição da nuvem pública – e não podem”, disse Pandey em entrevista à CRN este mês. “Eles se tornam irrelevantes. As empresas de hardware, especialmente as proprietárias de hardware, estão tendo que pensar muito sobre como podem realmente ajudar nessa transição para a nuvem.”
1.º VMware
Participação de mercado: 42,4%
A superestrela da virtualização reinou suprema no mercado de software hiperconvergente no primeiro trimestre de 2020, capturando uma enorme participação de mercado de 42,4%, acima da participação de 41,5% ano a ano. Os sistemas executando o software VMware representaram US $841 milhões no primeiro trimestre, um aumento de receita de quase 10% ano a ano.
A VMware trabalha em conjunto com a Dell Technologies, que detém uma participação majoritária na VMware, o principal sistema HCI do mundo: o VxRail. Em seu maior lançamento em anos, a Dell e a VMware lançaram esta semana sua nova VxRail E-Series, que pela primeira vez possui processadores baseados em AMD, bem como uma nova VxRail D-Series que tem um preço inicial de apenas US $20.000.
A nova série D compacta tem apenas 20 polegadas de profundidade e foi projetada para que a borda suporte temperaturas extremas, sustente 40G de choque operacional e opere a até 15.000 pés. A VxRail 1U E-Series inclui professores AMD EPYC de segunda geração que oferecem aos clientes até 64 núcleos de alto desempenho e suporte para PCIe 4.
Soluções Bravo Tecnologia Para Gerenciamento de nuvem – https://bravotecnologia.com.br/solucoeshiperconvergencia/
Vídeo solução – https://youtu.be/eMYVsrbn1dg