BLOG

Infraestrutura Hiperconvergente – 08 Razões Para Ser Considerada

infraestrutura hiperconvergente

A infraestrutura hiperconvergente oferece velocidade e simplicidade em comparação com as formas antigas de configuração do servidor.

A demanda por equipamentos locais de data center está diminuindo à medida que as organizações transferem cargas de trabalho para a nuvem. Mas as instalações locais está longe de morrer, e um segmento que está prosperando é a infraestrutura hiperconvergente (HCI).

A infraestrutura hiperconvergente é uma forma de infraestrutura escalável e integrada ao software que aplica uma abordagem modular à capacidade de computação, rede e armazenamento. Em vez de silos com hardware especializado, a HCI aproveita blocos horizontais distribuídos em hardware comum e fornece um painel único para geração de relatórios e gerenciamento. Os fatores de forma variam: as empresas podem optar por implantar software de hiperconvergência independente de hardware de fornecedores como Nutanix e VMware ou um dispositivo HCI integrado de fornecedores como HP Enterprise, Dell, Cisco e Lenovo.

O mercado está crescendo rapidamente. Até 2023, o Gartner projeta que 70% das empresas executarão alguma forma de infraestrutura hiperconvergente, acima dos 30% em 2019. E à medida que a HCI cresce em popularidade, provedores de nuvem como Amazon, Google e Microsoft estão fornecendo conexões locais Produtos HCI para implantação e gerenciamento híbridos.

 

Então, por que é tão popular? Aqui estão alguns dos principais motivos.

 

1) Infraestrutura hiperconvergente contém design simplificado

Um design tradicional de data center é composto por silos de armazenamento separados, com camadas individuais de servidores e redes especializadas, abrangendo os silos de computação e armazenamento. Isso funcionou na era pré-nuvem, mas é muito rígido para a era da nuvem. “É insustentável que as equipes de TI levem semanas ou meses para provisionar nova infraestrutura, para que a equipe de desenvolvimento possa produzir novos aplicativos e entrar no mercado rapidamente”, diz Greg Smith, vice-presidente de marketing de produtos da Nutanix.

 

“A HCI simplifica radicalmente as arquiteturas e operações do data center, reduzindo o tempo e as despesas de gerenciamento de dados e entrega de aplicativos”, diz ele.

 

2) Integração na nuvem

O software HCI, como da Nutanix ou VMware, é implantado da mesma maneira no data center de um cliente e nas instâncias de nuvem; ele é executado em cloud exatamente da mesma forma que em um data center. HCI “é a melhor base para empresas que desejam construir uma nuvem híbrida. Eles podem implantar aplicativos em seu data center e fundi-lo com uma nuvem pública”, diz Smith.

 

“Como é o mesmo nos dois lados, posso ter uma equipe para gerenciar uma nuvem híbrida de ponta a ponta e com confiança de que quaisquer aplicativos executados em minha nuvem privada também serão executados nesse ambiente de nuvem pública”, acrescenta ele.

 

3) A Infraestrutura Hiperconvergente é altamente escalável

“O HCI permite consolidar computação, rede e armazenamento em uma caixa e expandir essa solução de maneira rápida e fácil, sem muito tempo de inatividade”, diz Tom Lockhart, gerente de sistemas de TI da Saúde Pública Hastings Prince Edward em Bellville, Ontário, Canadá.

 

Em uma abordagem herdada, várias peças de hardware – um servidor, comutador Fibre Channel, adaptadores baseados em host e um hipervisor precisam ser instalados e configurados separadamente. Com a infraestrutura hiperconvergente, tudo é definido por software. A HCI usa o armazenamento no servidor e o software quase que completamente configura e detecta automaticamente o hardware, configurando as conexões entre computação, armazenamento e rede.

 

“Quando entramos em uma carga de trabalho, geralmente temos uma experiência muito boa. Alguns meses depois, eles tentam outra carga de trabalho, depois outra, e começam a estendê-la do data center para sites remotos”, diz Chad Dunn, vice-presidente de gerenciamento de produtos para HCI da Dell.

 

“Eles podem começar pequenos e aumentar gradualmente, mas também ter uma experiência consistente com o modelo operacional, sejam eles 1000 ou três nós por site em 1000 sites, com 40 ‘terabytes’ de dados ou 40 ‘petabytes’. Eles terão atualizações consistentes de software, onde não precisam treinar novamente o pessoal, porque é o mesmo conjunto de ferramentas”, acrescentou Dunn.

 

4) Pegada reduzida

Ao começar pequeno, os clientes descobrem que podem reduzir sua pilha de hardware para o que precisam, em vez de superprovisionar capacidade excessiva. Afastar-se da abordagem em silos também permite que os usuários eliminem determinado hardware.

 

Josh Goodall, engenheiro de automação da USS-POSCO Industries, diz que sua empresa implantou o HCI principalmente por sua capacidade de criar clusters estendidos, onde o cluster de hardware está em dois locais físicos, mas ligados entre si. Isso é feito principalmente para uso como backup, portanto, se um site for desativado, o outro poderá assumir a carga de trabalho. No processo, porém, o USS-POSCO se livrou de muitos hardwares e softwares caros. “Eliminamos várias licenças de software [CPU], eliminamos a SAN de outro site, não precisávamos do software SRM [gerenciamento de recuperação de sites] e não precisávamos de licenciamento da Commvault. Economizamos entre US $25.000 e US $30.000 em renovações anuais de licença”, diz Goodall.

 

5) Não são necessárias habilidades especiais

Para executar um ambiente tradicional de três camadas, as empresas precisam de especialistas em computação, armazenamento e rede. Com a HCI, uma empresa pode gerenciar seu ambiente com consultores e equipes gerais de tecnologia, e não com especialistas mais caros.

 

“A HCI capacitou o generalista de armazenamento”, diz Smith. “Você não precisa contratar um especialista em armazenamento, um especialista em rede. Todo mundo precisa ter infraestrutura, mas eles tornaram a manutenção real da infraestrutura muito mais fácil do que em um cenário típico, onde é necessário um profundo nível de conhecimento para gerenciar sob esses três conjuntos de habilidades.”

 

Lockhart, da Prince Edward Public Health, diz que adicionar novos computadores / armazenamento / redes, também é muito mais rápido quando comparado à infraestrutura tradicional. “Uma atualização para o cluster de servidores foi de 20 minutos sem tempo de inatividade, em comparação com horas de inatividade com uma interrupção no serviço usando o método tradicional”, diz ele.

 

“Em vez de se concentrar na infraestrutura, você pode expandir o tempo e recursos gastos em cargas de trabalho, e agregar valor ao seu negócio. Quando você não precisa se preocupar com infraestrutura, pode gastar mais tempo com itens que agregam valor aos seus clientes”, acrescenta Lockhart.

 

6) Recuperação mais rápida de desastres

Os principais elementos dos produtos de hiperconvergência são seus recursos de backup, recuperação, proteção de dados e deduplicação de dados, além de análises para examinar tudo.

Os componentes de recuperação de desastre são gerenciados em um único painel e o HCI monitora além do armazenamento local os recursos de armazenamento em nuvem. Com a deduplicação, taxas de compactação de até 55: 1 e backups podem ser feitos em minutos.

 

A USS-POSCO Industries é uma loja da HP Enterprise e usa o software SimpliVity HCI da HPE, que inclui deduplicação, backup e recuperação. Goodall diz que recebe uma compressão de 12 a 15: 1 em cargas de trabalho mistas, o que eliminou a necessidade de software de backup de terceiros.

 

Mais importante, os prazos de recuperação caíram. “O melhor exemplo recente é uma atualização do Windows que atrapalhou uma linha de fabricação e o erro não foi percebido por algumas semanas. Em cerca de 30 minutos, fiz quatro semanas de backups, atualizei o sistema, reiniciei e testei um sistema de 350 GB. Restaurar apenas um backup teria sido um processo de várias horas”, diz Goodall.

 

7) Análise de infraestrutura hiperconvergente

Os produtos HCI vêm com softwares de análise para monitorar cargas de trabalho e encontrar restrições de recursos. Os softwares de monitoramento são consolidados em uma única visualização do painel de desempenho do sistema, incluindo desempenho impactado negativamente.

 

Hastings recentemente teve um problema com a migração do Windows 7, mas o modelo HCI facilitou a obtenção de informações de desempenho. “Ele mostrou que as cargas de trabalho, dependendo da hora do dia, estavam ficando sem memória e havia fila e paginação excessivas de CPU”, diz Lockhart. “Tivemos a [edição] inteira escrita em uma hora. Foi fácil determinar onde estavam os problemas. Poderia demorar muito mais tempo sem essa visão de painel único de vidro.”

 

8) Menos tempo gerenciando rede, recursos de armazenamento

Goodall diz que costumava gastar até 50% de seu tempo lidando com problemas de armazenamento e matrizes de backup. Agora ele passa talvez apenas 20% somente trabalhando com isso, e na maior parte está lidando com os sistemas legados. E seus aplicativos têm um melhor desempenho no HCI. “Não tivemos problemas com nossos bancos de dado SQL; de qualquer forma, vimos um enorme ganho de desempenho devido à mudança para SSDs completos [em vez de discos rígidos] e à deduplicação de dados, reduzindo leituras e gravações no ambiente.”

 

Soluções Bravo Tecnologia – https://bravotecnologia.com.br/solucoeshiperconvergencia/

Vídeo solução – https://youtu.be/eMYVsrbn1dg

Gostou do artigo? Compartilhe: