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Email Security – Anti-spam

O que é o Email Security?

email security

Os emails têm sido, de longe, o modo de comunicação mais fácil e rápido, seja por motivos pessoais seja por comerciais. No entanto os hackers têm os emails como o meio mais fácil de dissiminar malware através de mensagens fraudulentos de spam, convencendo as vítimas a clicar para abrir os anexos ou links fornecidos.

Ao abrir o link ou os anexos, os usuários são direcionados para sites maliciosos ou acabam abrindo um documento com algum código malicioso.

Dessa maneira, os atacantes instalam o malware de back-end no sistema do usuário e obtêm acesso à rede da empresa com objetivos de efetuarem o roubo de dados, causando violação de segurança.

As soluções de email security disponíveis no mercado garantem que haja controle do acesso ao conteúdo de uma conta de email. Um provedor de serviços de email implanta segurança de email eficiente para proteger contas e dados de email registrados contra hackers, tanto quando está em repouso como quanto está em trânsito.

O Email Security pode ser explicado em um termo mais amplo como uma variedade de técnicas de segurança atuando em sequência para proteger as contas os conteúdos bem como os serviços de email. Uma segurança proativa de email para qualquer usuário individual inclui senhas fortes, filtros de spam, rotação de senhas e software antispam.

Quando um provedor fornece Segurança?

Um provedor de serviços fornece segurança de email implementando uma senha forte, usando técnicas de controle de acesso em um servidor de email, garantindo que as mensagens de email sejam assinadas digitalmente e criptografado quando os emails estão na caixa de entrada ou em trânsito. Também garante a implementação dos aplicativos de filtragem de spam para restringir emails suspeitos ou indesejados.

Com o aumento alarmante de violações de segurança por meio da constante evolução de ataques cibernéticos, a segurança de email se tornou uma prioridade para indivíduos e empresas.

Portanto, o email Security é obrigatório para contas de email pessoais e comerciais. As organizações devem aguardar a implementação de várias medidas de segurança para aprimorar a segurança do email.

8 tipos de filtros AntiSpam e como eles funcionam

4 Filtros baseados em cabeçalhos

Filtro da lista negra

As listas negras são um dos tipos mais populares de filtragem AntiSpam. Nesse caso, listas de IPs e endereços de email são usadas para bloquear mensagens de remetentes específicos. Em outras palavras, quando um email é enviado à empresa, o filtro verifica se o endereço IP ou email tem uma boa reputação ou não.

Filtro Whitelist

As listas brancas são exatamente o oposto das listas negras. Em vez de bloquear determinados IPs e endereços de email, o filtro entrega mensagens de remetentes específicos. Quero dizer, você adiciona endereços à lista e esses endereços são identificados como confiáveis.

Filtro Gray list

Por definição, podemos dizer que as listas cinzas estão em algum lugar entre as listas negras e as listas brancas. Quando a empresa recebe um email de um remetente não identificado, o filtro rejeita a mensagem temporariamente porque os remetentes de spam costumam enviar seus emails não desejados apenas uma vez.

Filtro AntiSpam com base em listas

Como o nome indica, os filtros baseados em listas funcionam basicamente com listas negras e brancas, permitindo ou não a entrega de emails enviados por um remetente específico.

4 Filtros baseados em conteúdo das mensagens

Filtro de palavras

Verifica o conteúdo da mensagem em busca de termos específicos. Por exemplo, você adiciona a palavra “sexo” e todos os emails que contêm o termo “sexo” serão bloqueados. Deve-se ter cuidado na escolha dos termos. Se você adicionar o termo “promoção”, provavelmente bloqueará mensagens legítimas e spam, criando uma alta taxa de falsos positivos.

AntiSpam baseado em conteúdo e aspectos técnicos

Existe um tipo de técnica e análise de filtragem de spam que se baseia no conteúdo e nos aspectos técnicos de um email. Nesses casos, a AI trabalha com regras e políticas para verificar emails e depois definir se as mensagens serão rotuladas como spam ou não.

Em geral, muitas dessas regras e políticas já foram configuradas, mas ainda é possível para os administradores de ferramentas determinar novas regras e políticas de acordo com os interesses e necessidades específicos do o negócio.

Filtro Bayesiano

O filtro bayesiano é um tipo de análise heurística que visa aprender com o usuário o que é e o que não é spam. Estamos falando aqui de aprendizado de máquina e algoritmos avançados para segurança de email. Com o tempo, o filtro bayesiano se tornou uma das ferramentas AntiSpam mais eficazes, porque a própria inteligência artificial pode distinguir o perfil de uma mensagem indesejada ou perigosa com base no “treinamento” recebido do usuário.

Filtro heurístico

O uso de algoritmos e outros recursos permite que os filtros heurísticos identifiquem o spam com base na pontuação. Nesse tipo de análise, certas palavras e aspectos técnicos de uma mensagem ganham pontos. Se o email atingir uma pontuação pré-estabelecida como spam, a mensagem será bloqueada e direcionada para a quarentena. Em muitos casos o nivel de pontuação para categorizar uma mensagem como spam pode ser configurado.

Filtros e sua segurança

Obviamente, os filtros AntiSpam são uma camada de segurança importante e indispensável atualmente. Mas nenhum deles é 100% eficaz. A proteção eficaz de email envolve a adoção de diferentes mecanismos de proteção, como ferramentas antivírus, antivírus e uma solução SandBox para identificar URLs e anexos maliciosos, por exemplo. Se você estiver perdido, comece procurando um Security email Gateway e software AntiSpam. Esse é um começo bom e tranquilo.

A necessidade de um Email Security

Usuários individuais e empresariais confiam nos emails como sua fonte efetiva de comunicação. No entanto, os usuários não têm certeza se os emails enviados e recebidos são seguros contra hackers intrometidos. Os emails quando deixados desprotegidos podem ser acessados ​​por contas não autorizadas e podem infestar os emails com emails maliciosos e podem ser bastante destrutivos. Os hackers enviam emails maliciosos com aparência genuína e enganam os usuários a abrir o anexo ou link que aparece. Ao fazer isso, os usuários são redirecionados para sites maliciosos, o que certamente compromete o sistema e os dispositivos dos usuários e leva a violações de dados.

Emails de Phishing

Os emails de phishing enganam os usuários para compartilhar dados pessoais e confidenciais. Os ataques de phishing geralmente visam departamentos que cuidam de informações confidenciais em qualquer empresa. Os emails de phishing incorporam um senso de urgência para obter acesso com êxito a informações confidenciais. Os emails de spam são criados por hackers para solicitar aos destinatários das vítimas que confirmem senhas, números de contas bancárias, credenciais de login e até números de cartões. Às vezes, os hackers projetam sites que parecem exatamente com um fornecedor respeitável para convencer as vítimas a compartilhar suas informações financeiras ou outras informações confidenciais.

Os emails de spam são altamente perigosos e podem custar milhões à empresa para se recuperar de violações de segurança.

Os vírus, quando instalados no sistema, podem afetar os registros mestre de inicialização, remover informações confidenciais, criptografar arquivos assim como  impedir que os usuários acessem o sistema e muito mais.

Nos últimos tempos, um ataque de negação de serviço tornou-se mais comum e foi criado para bloquear o servidor de email da empresa e interferir nas operações usuais. O fluxo consistente de ataques no servidor de correio dá lugar a um grande volume de emails e anexos recebidos assim como causa muitos inconvenientes e perda de dados.

Portanto, a necessidade de proteger emails surge e a empresa deve validar seu serviço de segurança de email para verificar se eles estão vinculados a vários centros de dados robustos.

Com o email desempenhando o papel mais essencial em cada uma de nossas vidas quase todos os dias, é vital implantar um sistema de segurança de email eficaz para ficar à frente das ameaças por email.

Algumas dicas de Email Security para empresas e usuários finais

  • Não clique em links ou abra anexos que acompanhem emails de remetentes desconhecidos
  • Crie senhas fortes e altere senhas em intervalos regulares
  • Evite compartilhar senhas com colegas de trabalho
  • Não envie informações confidenciais por email e, se houver um requisito, envie as informações confidenciais aos destinatários pretendidos.
  • Implementar o uso de software antivírus e filtros de spam eficazes
  • Mantenha-se conectado por meio da VPN para obter acesso a emails corporativos enquanto trabalha a partir de controle remoto ou enquanto usa dispositivos pessoais.
  • Evite usar o ID de email da empresa quando conectado a pontos de acesso públicos.
  • Treine funcionários para aplicar ética adequada para proteger emails
  • Imponha técnicas e métodos de proteção de dados para entender dados confidenciais e impedir que sejam perdidos.

Links Recomendados

Vídeo Solução – https://www.youtube.com/watch?v=FpCu4n_9XtQ

Expressões Regulares: https://pt.wikipedia.org/wiki/Express%C3%A3o_regular

Soluções Bravo Tecnologia – https://bravotecnologia.com.br/solucoesantispam/

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